arte5


19/04/2017 - Setor florestal de MS pode se fortalecer com alternativas de cultivo

Evento em Ponta Porã fomenta produção de erva mate e bambu em solo sul-mato-grossense

SITE---Bambu-e-Yerba-Mate

Geralmente associamos a produção de florestas com o cultivo de eucalipto. Entretanto, o setor permite investimentos em diversas outras áreas, como a erva-mate e o bambu.

Para entender mais sobre o mercado e as potencialidades do cultivo dessas plantas, o Senar/MS vai realizar no próximo dia 28 de abril em Ponta Porã o Ciclo de Palestras do Programa Mais Floresta: Produção de Erva-Mate e Produção de Bambu. O evento vai trazer grandes especialistas nacionais para apresentar as potencialidades destas culturas.

Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado no ranking nacional em área plantada de eucalipto, com 950 mil hectares.

“No caso da erva-mate, além ter um mercado promissor, haja vista que importamos grandes volumes de outros estados, ela poderia ser cultivada em vários municípios do sul do Estado. Esta cultura tem forte apelo social, pois ocupa a mão de obra familiar, gerando renda e diversificação da produção”, aponta o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Mais Floresta do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Clovis Tolentino.

Já o bambu é um outro tipo de cultivo que pode ser uma fonte de diversificação da renda. A gramínea apresenta 252 espécies nativas no Brasil e, além do cultivo para fins comerciais em alguns Estados, é utilizada para recuperação de áreas degradadas.

 “Entendo que são boas as perspectivas para esses seguimentos. Temos vivido uma fase de expansão com o cultivo do eucalipto. Outras culturas florestais também podem se aproveitar deste momento, entretanto, tudo depende da existência de mercado consumidor para produção. Por isso que realizamos eventos como estes, para que especialistas possam falar destas oportunidades”, explica Tolentino.

Ao final do Mais Floresta, haverá uma rodada de negócios organizada pelo Sebrae/MS para que os participantes possam interagir com empresas e ofertantes de serviços, fomentando assim novos negócios.

O Evento é gratuito. Para participação é necessário fazer a inscrição pelo endereço eletrônico www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta. Para quem não puder estar em Ponta Porã, existe a possibilidade de acompanhar as palestras pela internet fazendo a inscrição no mesmo endereço eletrônico, entretanto na modalidade “evento online”.

Programa Mais Floresta - O Programa Mais Floresta foi criado pelo SENAR-MS e tem como objetivo difundir informações das potencialidades de investimento na área florestal, de modo que o produtor rural possa tomar suas decisões de investimento com base em informações estratégicas.

Serviço:


Programa Mais Floresta: Produção de Erva Mate e Produção de Bambu

Data: 28 de Abril de 2017

Hora: 9h horário de Brasília / 8h Horário de MS

Local: Auditório do Sindicato Rural de Ponta Porã

Endereço: Rua Coronel Ponce, S/N – Parque de Exposições Alcindo Pereira – Ponta Porã (MS)

 


Fonte: Assessoria de Imprensa Senar/MS - Rodrigo Corrêa




Todos os direitos reservados - Famasul 2012 Gestão Ativa - Soluções em Web