Sistema Famasul – Agronegócio MS


16/05/2017 - Expoagro 2017: Segurança para produzir garante vocação agrícola em MS, demanda Saito a ministro

site

“Um estado com forte vocação na atividade agrícola que deve registra 17 milhões de toneladas em grãos, precisa de segurança jurídica para continuar produzindo, menores taxas de juros para que o produtor invista em tecnologia e desburocratização na aquisição de implementos agrícolas e de irrigação”, a demanda foi feita pelo presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ao Ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, na Expoagro – Exposição da Agropecuária de Dourados, no Encontro Regional da Agricultura, em Dourados.

Durante o evento, que está na programação da Expoagro, o ministro falou da situação do setor. “O desafio que temos pela frente é muito grande. Definimos uma política macro para o Brasil. Em cinco anos queremos passar de 7% da participação do país no comércio internacional agro para 10%. A meta é ousada, mas possível. Por isso o plano Agro Mais, do qual Mato Grosso do Sul aderiu, pretende modernizar e desburocratiza o setor produtivo. Queremos ajudar a agropecuária a crescer e continuar sustentando a nossa economia“. 

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, entidade realizadora do evento, a vinda do ministro colabora em fortalecer o diálogo institucional do setor com o poder público e comprova a relevância do evento como vitrine do agronegócio no Estado. “Para nós é uma grande honra termos a presença do ministro que pode conhecer de perto os anseios da classe que tanto contribui para o Produto Interno Bruto no país”.

"Um dos maiores gargalos para o Estado é o do armazenamento. Estamos com um déficit muito grande que nos faz depender muito dos caminhões". Além disso, por sermos um estado que tem extensa faixa de fronteira e isso exige de nós uma vigilância sempre redobrada com a questão sanitária”, afirma o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Renato Roscoe, que no evento representou o Governo de MS. 

Saito enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelos sindicatos rurais e a comunidade científica para as lideranças rurais e políticas. “Agradeço aos produtores rurais que dedicam seu tempo representando voluntariamente o sistema sindical patronal, fazendo assim com que as demandas cheguem em Brasília. E não poderia deixar de destacar o trabalho da comunidade científica, que tem apresentado patamares cada vez mais altos de produtividade através de pesquisas que desmitificam alguns pré-conceitos relacionados ao setor produtivo”, ressalta.

Participaram do evento o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; a diretora-secretária, Terezinha Cândido; o diretor executivo, Lucas Galvan, além da presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Tarrafel; Claudio Pradella, de Douradina; José Pereira da Silva, de Jateí; Luciano Manfio, de Rio Brilhante; André Cardinal, de Ponta Porã; Otávio Vieira de Melo, de Itaporã e o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertolini.

Durante a Expoagro, acontecerá hoje, a partir das 18h, o Encontro de Jovens. Antes disso, às 13h, o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, será debatedor do painel ‘Atribuição, ocupação e uso das terras no Brasil’.

Na feira, o trabalho do Senar/MS vai envolver a área educacional e o ATeG - assistência técnica e gerencial. Nas capacitações de Formação Profissional Rural e Promoção Social serão oferecidos seis cursos: Produção de Conservas de Hortaliças; Fabricação Caseira de Derivados do Leite; Cultivo de Orquídeas; Curso básico em agricultura de precisão; Regulagem e Utilização de Pulverizador Auto propelido; e NR 31.8 – Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos.

A atuação do Senar/MS, em parceria com o Sindicato Rural de Dourados, na Expoagro, vai render também duas grandes atividades de assistência técnica e gerencial. Na sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 7 horas, acontece o Dia de Campo no “Projeto Fazendinha – Unidade Tecnológica de Hortifruti”, no parque de exposições.


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul - Ellen Albuquerque




Todos os direitos reservados - Famasul 2012 Gestão Ativa - Soluções em Web