Sistema Famasul – Agronegócio MS


18/05/2017 - Agraer e Senar/MS avaliam alinhamento para benefício da agricultura familiar de MS

WhatsApp Image 2017-05-18 at 09.47.30 (1)

Um dos compromissos firmados durante a 53ª Expoagro, realizada em Dourados, aconteceu na última quarta-feira (17), com uma reunião promovida entre o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. No encontro foram alinhados os trabalhos de assistência técnica prestados na agricultura familiar estadual prestados pelas duas instituições.

O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, destacou mais ações desenvolvidas em conjunto com a administração estadual. “Esta semana estive reunido com o secretário Nelson e ele afirmou que a maior dificuldade na atualidade é levar a população rural para a Caravana da Saúde. Os nossos 69 sindicatos rurais têm alto poder de mobilização, o que pode complementar o trabalho do governo, ou seja, podemos levar o produtor rural até o ponto de atendimento das caravanas”, explica.

De acordo com o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o encontro é inédito no Estado. “Parcerias são sempre formadas entre as entidades, mas não dessa maneira como estamos buscando. Pretendemos alinhar os trabalhos da Agraer e Senar/MS de modo que não sejam concorrentes, mas entidades “irmãs” predispostas a atrelar suas atividades em benefício dos pequenos agricultores. A Semagro [Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar] tem nos dado abertura para que isso aconteça, o que também é desejo de nosso governador”, afirmou.

Sob organização do gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA/Agraer), Araquem Midon, e a coordenadora do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial (Senar/MS), Mariana Urt, a reunião contou com a presença de 30 profissionais.

Os profissionais de ambas as instituições terão a missão de replicar pelas suas unidades as informações geradas. A intenção é que Agraer e Senar estejam cada vez mais sintonizados a ponto de tratar com propriedade do mesmo assunto ou projeto independente da autoria dos trabalhos. “Queremos desenvolver um trabalho com mais sinergia para que os resultados cheguem ao produtor lá na ponta”, disse a coordenadora do Senar, Mariana Urt.

Pesquisadores e oito coordenadores regionais da Agraer e os supervisores de campo e os regionais da Assistência Técnica do Senar foram os profissionais alvo do encontro. “Em eventos que pude estar em outros estados já ouvi muito ‘Nunca que a Emater vai trabalhar em conjunto com entidades privadas dessa forma. Mas, costumo dizer que nosso Estado é inovador e preocupado com o desenvolvimento socioeconômico dentro e fora do campo. Nosso dever, obrigação e objetivo é promover o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou Araquem Midon.

Hoje, o Mato Grosso do Sul conta com cerca de 72 mil famílias agrícolas, o que representa cerca de 1,5 milhão de hectares dedicado a produção de pequeno porte. “A gente tem que ter esse ‘espírito público’, fazendo algo para desenvolver a sociedade. Como diz o nosso presidente nacional do CNA, João Martins, a gente tem que transformar a vida da pessoa. Pegar essa o agricultor familiar que está em determinada situação e colocá-lo em uma situação melhor”, observou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

O superintendente da Semagro, Renato Roscoe, pontuou que todo o trabalho prático gerado em conjunto entre a Agraer e Senar deverá ser levado em consideração nas futuras elaborações de ações e projetos de atendimento à população rural. “Este encontro é um passo importante para a institucionalização. A Semagro não vai a campo, mas tem a função de transformar toda a demanda em políticas públicas”.

Índices de importação de alimentos na Ceasa, hoje, na casa dos 80%, equipe de trabalho da Agraer e do Senar, os 210 cursos profissionalizantes do Senar, programas de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) da Agraer como Leite Forte e Proacin e elaboração de projetos para obtenção de recursos do Pronaf, foram alguns dos assuntos tratados na reunião.

Agraer

Presente nos 79 municípios do Estado, por meio de escritórios municipais e regionais, a Agraer é responsável pelo atendimento de Ater de 31 mil famílias agrícolas. A Agência, vinculada a Semagro, tem como responsabilidade a execução das políticas públicas e a coordenação das atividades de assistência técnica, extensão rural, pesquisa e outros serviços ligados ao desenvolvimento e ao aprimoramento, da agricultura e pecuária, destinadas aos produtores rurais, com prioridade aos agricultores familiares: tradicionais, assentados, indígenas, quilombolas, pescadores e aqüicultores.

Senar

Com 25 anos de criação, o Senar está presente em todo o País por intermédio de suas 27 Administrações Regionais que promovem cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

 

*Com informações da Agraer. 


Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul - Aline Oliveira




Todos os direitos reservados - Famasul 2012 Gestão Ativa - Soluções em Web